segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Doutorado Acadêmico para Enfermeiros

O título de Doutor no Brasil usulamente caracteriza uma honra, um sinal de respeito pela população, entretanto está relacionado ao individuo que recebe uma titulação alta do grau acadêmico, após a finalização do Curso de Doutorado, também chamado de Doutoramento.

O COFEN normatizou com a Resolução 276/01 a autorização do título de Doutor pelo Enfermeiro, mas deixa claro que é uma opção do profissional a utilização. Não nos cabe nesse momento escrever sobre essa resolução, mas sim de esclarecer sobre o Doutorado acadêmico.

Geralmente o candidato ao Doutorado acumula créditos das disciplinas de Mestrado (mínimo), mas na maioria das vezes, o candidato mantém a continuidade dos estudos e emenda o Mestrado ao Doutorado. Nesse momento o candidato precisa ser aprovado em dois exames de proeficiência de língua estrangeira, usualmente inglês e outra língua de acordo com o curso.

Aqui no Brasil não é necessário que todo corpo docente de uma faculdade ou Universidade tenha título de Mestre ou Doutor, porém as instituições precisam ter uma quantidade mínima de profissionais com essas formações, é claro que quanto melhor titulado o profissional terá melhor colocação no mercado de trabalho.

Da mesma forma do Mestrado o candidato ao Doutorado deve verificar através do site do capes http://www.capes.gov.br/cursos-recomendados se o curso preterido  está devidamente regulamentado, pois somente os listados na CAPES, possuem validade nacional. Títulos obtidos no exterior precisam ser reconhecidos por programas recomendados pela Capes, conforme o art. 48 da Lei de Diretritázes e Bases da Educação. Portanto se resolver realizar um curso no exterior o candidato deverá observar as reais condições.

Se especializar no exterior é importante pra que o profissional tenha uma série de vivências, mas pra isso é importante que se saiba dos trâmites legais do País, universidade, curso, organização da documentação, preparação da viagem e finalmente a melhor forma de hospedagem.  O CAPES desenvolve programas de Doutorado Pleno no Exterior, este tem objetivo a conceder bolsas de estudos, veja o regulamento desse ano no link. http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/doutorado. Esse programa terá prazo de inscrição até 27 de janeiro de 2012.

Outra modalidade é o Doutorado sanduíche, quando o Doutorando realiza parte de seus créditos em outra instituição brasileira ou estrangeira, desde que seja conveniada com a Instituição de ensino. A CAPES também oferece bolsas de estudos para essa modalidade.

Ao final o Doutorando deve apresentar a uma banca examinadora a tese estudada ao longo de 2 a 4 anos. No Brasil a tese de doutorado deve ter uma contribuição original que amplie e estenda o conhecimento atual existente na área.

A tese deve ser a abordagem de um único tema, que exige pesquisa própria da área científica em que se situa, com os instrumentos metodológicos específicos. Uma tese de doutorado tem a obrigação de buscar soluções para um problema levantado através de demonstração por hipóteses formuladas e comprovadas cientificamente.

Ao término o profissional deverá atrelar o Titulo de Doutor a área de formação específica, por exemplo, “Doutor em Enfermagem”, se for o caso. Seeguir a carreira academica é uma das opções que o mercado de trabalho oferece, não deixe de pensar sobre o assunto.

Então... entre em contato para sabermos o que mais vocês querem que seja postado aqui no blog na próxima semana, vote na enquete logo abaixo.