O cenário mudou porque o mundo está envelhecendo, como a OMS chamou a atenção para o mundo este ano, e as novas tecnologias nos permitem que as informações sejam difundidas de forma rápida.
Vivemos numa era informatizada, até as crianças já sabem e acompanham isso. E não se adaptar aos novos tempos é enterrar sua pretensão para seguir a carreira de Enfermeiro. O Enfermeiro deve conhecer todos os aspectos da empresa. E não mais ficar centrado apenas nos conhecimentos específicos da profissão, isso trará benefícios gerando retorno para a empresa.
Precisamos ser multifocais e dominar diversos assuntos como administração, finanças, informática, outros idiomas e de pessoal (trabalho em equipe é uma tarefa muito difícil, mas não impossível – senão não teríamos grandes líderes mundiais). Precisamos entender de muitos assuntos e não se iluda, pois a única maneira de dominá-los é através do estudo e aprendizado contínuos.
O profissional que está sempre afrente das inovações consegue visualizar e se adaptar as transformações consegue dominar a sua empregabilidade. Por isso algumas dicas são úteis:
1. Não existe fórmula mágica, você precisa ter conhecimento de sua área de atuação, estude muito e se atualize bastante.
2. Conhecimento e habilidade em informática hoje são primordiais.
3. Ter fluência em outras línguas como o inglês e espanhol.
4. Habilidade no processo comunicativo com domínio em redação e conhecer nossa gramática.
5. Capacidade de se apresentar em público, pelo menos para grupos menores.
6. Saber interagir com a equipe. Colaboração e cooperação são primordiais para o bom andamento do trabalho.
O desemprego bate na porta de muitos trabalhadores, mas devemos sempre ter o talento e o domínio da situação e jamais nos abalar na primeira porta que se fecha pra nós, pois essa porta ficará para trás, e nós sempre seguiremos em frente.