segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ganhamos Mercado Profissional na Inscrição pro Vestibular

Como foi mesmo o seu primeiro dia de aula? Quanta alegria, um novo mundo de descobertas, sonhos e percepções. Enquanto você entrava na graduação novos formandos entravam no mercado profissional, começando uma batalha pelo reconhecimento e em busca de campo de atuação.

O mercado de trabalho é uma busca pela oportunidade, que sonhamos ser perfeita, planejamos em sonhos a conquista de nossas satisfações pessoais, pois julgamos que conseguiremos após nosso empreendimento dedicados a anos de esforços através de batalhas pessoais e estudos. Mas isso não é suficiente para nos garantir um espaço no mercado profissional.

Mas o que os jovens sonhadores ainda tem dificuldade de entender é que para conquistar um lugar nas empresas terão que enfrentar muitas situações destinadas a vida adulta, definitivamente está inaugurado o processo de amadurecimento nesse novo mundo.

Olhar pra trás e pensar no dia em que foi fazer a inscrição no vestibular com a cabeça cheia de sonhos agora se tornou uma realidade do investimento, que deve ser realizado desde a época da graduação, alias desde o primeiro período.

Agora tudo o que passou durante a graduação será importante para descrever o potencial ENFERMEIRO que se tornou, se foi excelente, mediano ou bom. Os profissionais que priorizaram a educação irão conquistar seu espaço, mas a conquista não dependerá somente disso, outros fatores serão levado em consideração como:

  • Atitudes com colegas, professores, outros profissionais e pacientes. Quem sabe circular durante a graduação nos diversos ambientes com etiqueta e educação com o próximo será sempre lembrado, aumentando seu network.
  • Conhecimento não somente das disciplinas da Enfermagem, mas do mundo, não se faz enfermagem sozinho precisamos de tudo pra construir o profissional que seremos. Precisamos das artes, filosofia, sociologia, fotografia, turismo...O Enfermeiro (a) precisa de cultura, pra sobreviver no meio e saber entrar nos diversos ambientes.
  • Habilidades de enfermagem e de saber cuidar do outro sempre se perguntando: Se eu tivesse no lugar dele, como gostaria de ser cuidado?

Como disse Florence “ A Enfermagem é uma arte, a mais bela das artes” Se  somos arte devemos nos posionar como arte de primeira grandeza e entender que a qualquer momento vale a pena o nosso esforço de cuidar dessa humanidade. Portanto vamos cuidar dos nossos estudos do primeiro ao último dia de aula.