quarta-feira, 30 de novembro de 2011

E agora consegui meu diploma, o que fazer?

Conclusão do curso... Acabou! E agora sou mais um com o canudo na mão? Com o aumento da oferta de vagas nos cursos pra Enfermagem todos os anos o mercado tem sido inundado por Enfermeiros, que infelizmente não são acompanhados de uma boa qualificação profissional.

Muitos estudantes entram na graduação com o objetivo apenas de formação, mas um curso superior deve enfocar mais do que o desenvolvimento de conhecimento técnico, mas também desenvolver profissionais reflexivos e pró-ativos na sociedade. Por isso a Enfermagem também estuda ciências que auxiliam na formação do ser reflexivo como: sociologia, antropologia, filosofia...

E então... Após a formatura é hora de que? O que o mercado precisa? O que esperam de mim? O que devo fazer? Especialização, Residência, Mestrado ou Doutorado? É necessário receber mais orientação sobre isso, o caminho mais fácil não é o melhor, nosso sucesso profissional vai exigir muito esforço de nossa parte. Nada vem para nós de forma gratuita. Mas tudo irá depender do caminho trilhado durante a graduação.

Afinal qual é a diferença das diferentes modalidades de ensino após a graduação?
- Residência: Modalidade de especialização especifica, com enfoque no treinamento em serviço, associada a uma instituição de saúde com acompanhamento de profissionais altamente qualificados. O aluno recebe uma bolsa pra estudar.
- Lato senso – Pós graduação: Aulas que aprofundam o conhecimento numa determinada área, devem ser reconhecidas pelo MEC e carga horária superior a 360 horas.
- Scrito senso - Mestrados e Doutorados: Formam pesquisadores e docentes, a duração é variável, mas tem prazos determinados pelos programas e devem ser aprovados pela CAPS. Os alunos também podem desenvolver projetos para receber bolsa.
Seja qual for a sua escolha é importante que o caminho comece a ser trilhado o quanto antes, mas nunca é tarde para começar para isso:
1. Não há limite de idade, se quiser poderá começar agora, mesmo que já tenha se formado.
2. Pesquise bem antes de tentar ingressar num curso, opiniões de pessoas são válidas e a pontuação do curso deve ser avaliado.
3. Você precisa saber a língua Inglesa, pelo menos, saiba ler e depois desenvolva a fala. Procure traduzir os resumos dos artigos encontrados em bibliotecas virtuais, isso irá te ajudar.
4. Você não precisa ter experiência profissional para começar a estudar, busque seu caminho.

Se você não está certo, busque informações em seu curso de graduação com seus professores, e lembre-se que o mais importante é que entenda que apenas o canudo na mão não está sendo suficiente mais no mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo.

Já escolheu o que irá fazer? Nas próximas postagens iremos adicionar as Instituições que oferecem Especializações nas diversas modalidades pra Enfermagem. NÃO PERCAM!