terça-feira, 27 de dezembro de 2011

MESTRADO PARA ENFERMEIROS

Fazer um Mestrado possibilita o aprofundamento nos estudos, visando formar professores implementar as pesquisas e aperfeiçoamento da pratica. No Brasil temos duas modalidades de Mestrado

·         Mestrado Profissional: A carga horária teórica é reduzida, o objetivo é a formação para o mercado de trabalho. Geralmente o mestrando apresenta ao termino do programa deve apresentar uma dissertação e monografia no formato de projeto ou estudo de caso, para obter o título.

·         Mestrado Acadêmico: O programa é direcionado para o ensino e pesquisa. Os cursos são direcionados a quem deseja lecionar. Exige proficiência em outra língua, além do português, usualmente o inglês. No final o mestrando apresenta uma dissertação.

Existe hoje no Brasil um desafino entre a formação de novos profissionais e o número de vagas ofertadas de cursos, por isso, muitos profissionais buscam cursos de Mestrado em outras áreas de interface da Enfermagem com outras ciências, visando a ampliação dos conhecimentos.

Ingressar no curso de pós-graduação stricto sensu (Mestrado) requer uma dose de muita força de vontade. Não esqueça que o primeiro passo é verificar o edital e entender o processo seletivo de cada etapa. Além disso, é necessário uma aproximação do orientador da linha de pesquisa antes do ingresso para aceitação.

A escolha de um Mestrado deve ser criteriosa, e deve iniciar através de pesquisa no site do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), através do link http://www.capes.gov.br/cursos-recomendados onde encontrarão cursos recomendados e reconhecidos, localização e nota. 

As linhas de pesquisas de cada Instituição variam de acordo com as universidades e geralmente estão relacionados em cuidado individualizado e grupos. Estas duas se subdividem em áreas de prevenção, controle e epidemiologia, infecções, gestão e formação de recursos humanos direcionados para cuidados em Saúde e Enfermagem, isso se a escolha estiver direcionada com a área de Enfermagem.

Os editais dos programas de Mestrados são lançados ao final e inicio de cada ano, a forma de seleção é variada compostas de provas escritas do Programa de Mestrado de acordo com os editais. É importante conhecer o curso que pretende fazer, já informamos que é necessário conhecer as linhas de pesquisa do programa e escolher um orientador. Não é possível fazer inscrição num Mestrado por impulso é preciso se preparar antes.

Também passa pela análise de currículo. É valido apresentar um bom currículo e para isso ter participado de um programa de iniciação científica, participação através de apresentação em congressos (sessão pôster/oral) e publicação de artigo científico em revista reconhecida e de boa qualificação (QUALIS) Veja a Qualificação da lista no link da CAPES http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaListaCompletaPeriodicos.faces

Os programas exigem o domínio de pelo menos uma língua estrangeira, usualmente inglês é necessário que saiba ler muito bem os textos técnicos da área escolhida.

Muitas universidades exigem também a apresentação de pré-projeto de dissertação ou tese. É aí que, de acordo com os especialistas, os candidatos encontram as maiores dificuldades. Ainda mais aqueles que não têm sequer uma idéia do que pesquisar. A proposta deve se enquadrar nas linhas e áreas já trabalhadas pela universidade é necessário buscar um objeto de estudo. Itens que devem constar no projeto de pesquisa: objeto, justificativa, metodologia, procedimentos, cronograma de atividades, resultados esperados, referenciais teóricos e bibliografia.

A entrevista é a etapa onde o candidato tem contato direto com o coordenador do curso, mas que possibilita que o candidato explore melhor seu currículo e deixe claro seu interesse pela vaga. O candidato deve chegar à entrevista preparado.  Ter dedicação exclusiva interfere na entrada no programa, como também as condições financeiras para se manter no curso (oferecimento de bolsas de pesquisas). Dicas de como se comportar numa entrevista de Mestrado ou Doutorado http://cienciasocialceara.blogspot.com/2010/01/dicas-de-como-se-comportar-durante-uma.html

Vamos ter nova postagem sobre Doutorado na próxima semana.